Fazer, Estar junto, Para quê?

Fazer para aprender, estar junto com alguém e sabendo exatamente para quê serve? Três elementos que considero fundamental para a aprendizagem.

Aprender fazendo pode ser o ponto de partida de solucionar algo, resolver um problema, analisar algo. Se essa aprendizagem tiver mais pessoas envolvidas, melhor ainda, pois o fato de poder compartilhar, trocar e aprender junto, potencializa a experiência de aprendizagem.

E mais saber o por quê de aprender algo, a relevância que essa aprendizagem terá na sua vida e na vida dos outros será mais do que a cereja do bolo, mas o que fará com que a aprendizagem se solidifique. Todas as questões que possibilita uma aprendizagem mais significativa, estão relacionadas diretamente com a experiência (boa ou ruim).

Uma boa situação de aprendizagem que possibilite a experiência de forma que possamos fazer, estar junto e entender o por quê de tudo aquilo, sem dúvida tornar-se-á memorável para o aluno. Essas três instâncias estão relacionadas não somente com questões cognitivas, mas também relacionadas aos sentidos, emoções, atitudes.

O afeto, a empatia, tolerância, aceitação são valores presentes em experiências, que possam fazer com que o aluno cresça não só em conteúdos, mas também em ações, procedimentos e atitudes, que a longo prazo serão resgatadas durante as vivências que ocorrerão em seguida.

Nesse sentido, cada momento será único. Cada momento uma lembrança, Cada momento um sentimento. Cada momento um afeto. Que será resgatado ao longo de toda vida escolar, pessoal e profissional.

Comentários