É MAIS QUE LEMBRAR: EXPERIÊNCIA MEMORÁVEL E SUAS CONSEQUÊNCIAS.





Se os cientistas são os caras mais felizes do mundo... isso eu não sei! Talvez até duvide! Mas eu tenho uma grande fascínio pela pesquisa e experimentação, que me fez apaixonar pela faculdade e me tatuou o sonho de ser pesquisador universitário algum momento da minha vida. A experiência move a minha vida. Experimentar é testar, avaliar, provar, se atrever, ousar... e muitos outros verbos. E não estou falando apenas em pesquisas acadêmicas ou gastronômicas. Uma experiência muda idas, muda vindas e muda vidas!

Uma experiência é uma excelente forma de aprender. Um dia, ainda criança, enfiei o dedo na tomada. Aprendi. Sem professor e metodologia pedagógica. Só aprendi, lembro até hoje e nunca esqueci. Esta experiência memorável não foi só sobre lembrar e nunca mais esquecer, é só sobre como isso mudou a minha vida, em um grau pequeno mais muito importante. Hoje tenho mil cuidados pois não quero tomar aquele choque denovo.

E qual é a receita para ter uma experiência memorável? Eu não tenho a fórmula... mas posso te ajudar com o que funciona comigo e minhas aulas e meus alunos. Talvez este texto te ajude, ou me ajude também enquanto eu escrevo.

1. Para se ter uma experiência memorável é preciso... PERAẼ!!! Tá muito formal pra mim... vou mudar...

Esquece a numeração... Vamos do meu jeito...

Creio que o primeiro pozinho a entrar no caldeirão é o Afeto e Emoção. A aprendizagem e a memória estão conectados com o que você sente e vai sentir no momento que está experimentando. Medo, prazer, alegria, raiva... estas são combustíveis pra fazer decolar um acontecimento até o lugar privilegiado do não-esquecimento. O que te afeta de alguma forma? Como você se sentiu ao viver isto?

O outro momento, ou o segundo ingrediente é a conexão com a realidade. Ir ao circo quando eu era criança fez toda a diferença pra mim. Ir ao circo quando eu era adolescente não mudou muito a minha vida... eu estava em outro momento e nem lembro o que eu vi, mas lembro que foi um prazer enorme saber que meus amigos estavam ali comigo. Semana passada fui ao circo com parte da minha família e dois sobrinhos... um de 4 anos e um de 1 ano. Foi memorável. Não por mim! Mas por ver a alegria deles e em como eles se conectaram a este lugar.

E o terceiro pontinho que destaco é o Aprendizado para a vida, e não para fazer provas ou para o ENEM. Não que não seja importante. Mas não lembro quase nada sobre Bacilo de Kock, embora tenha estudado muito disso. Mas lembro exatamente o que comi quando tive infecção intestinal... e aprendi que não é bom comer qualquer maionese desconhecida. Aprendi que não devo colocar o dedo na tomada pois o choque é certo!

Bom. Tem funcionado pra mim. E tenho tentado tentado (às vezes consigo) passar isso para os meus alunos. Sei que nem tudo eles vão lembrar ... mas espero que eles não esqueçam do que sentiram quando aprenderam. e que as emoções sejam mais construtivas e agradáveis que desagradáveis.

Comentários