Retirante nordestina, com orgulho!

Retirante nordestina, com orgulho!

Educadora por obra do acaso, encontrei na sala de aula o meu maior desafio pessoal e profissional. Em constante busca por uma educação potencialmente colaborativa e que por meio de novas tecnologias e estratégias ultrapasse os 50 minutos presenciais.


Minha avó veio da Bahia para o planalto central a pé em 1922, numa caminhada de três meses, ela tinha 7 anos de idade, era analfabeta e viveu 93 anos. Tive a honra de conviver e aprender por 19 anos com ela. Eu tenho muito orgulho dessa história de luta e fé dos meus antepassados e carrego a baianidade dessa Vó Maria na alma. Mas confesso que também tenho traços da convicção do meu avô Brito, outro nordestino, pernambucano, cabra da peste, que aprendeu a ler sozinho e aos 12 anos construiu a própria bicicleta. Foi preso na ditadura, perdeu um olho, mas a doçura... jamais. 
Sou uma típica brasiliense, nascida no plano piloto, criada em Taguatinga, esse pedacinho do nordeste cravado no planalto central. Tive a sorte de ter pais maravilhosos, trabalhadores e muito estudiosos. Um engenheiro e uma pedagoga que juntos ajudaram na construção da nossa querida capital federal. Posso dizer que sou uma típica Candanga de raízes fortes, aqui cresci, estudei e constituí minha família. Mas eu vivo dizendo, que o mundo é a minha casa, quem sabe um dia eu me mude para qualquer lugar.
Não escolhi ser professora, mas a vida me encaminhou para um curso de licenciatura em Física que concluí em 2003 na Universidade de Brasília. Logo depois disso, em 2005,  concluí o curso de pós-graduação em Matemática na mesma universidade. Depois de me tornar professora eu passei algum tempo como pesquisadora em métodos ativos de ensino e fiz alguns cursos de capacitação docente. Estava contente e feliz com a minha carreira, e já estava "corrompida" pelo sistema (inovava desde que não chamasse muito atenção na escola rsrsrsrsr) até que... em 2014 minha vida mudou completamente, tomei posse como professora da SEEDF, passei para um processo seletivo do MNPEF – Mestrado Nacional profissional no ensino de Física e também fui selecionada para o GTASP - Google Teacher Academy Brazil. Caracas quanta coisa mudou de lá pra cá!
Um pouquinho mais sobre mim?  Ando devagar (nem sempre né!?)... porque já tive pressa,  e levo esse sorriso porque já chorei demais. Sou casada com o Max, mãe de 3 jóias | Matheus (22), Arthur (18) e Maria Clara (10) #minhamelhorparte e a minha sustentação para tudo nessa vida, sem eles eu não seria nada. :)




Comentários