Sou minhas experiências e um pouco mais





Uma experiência memorável vem de jeitos muito diferentes para pessoas muito diferentes. O que é memorável para uns, pode ser incrivelmente cotidiano para outros. Imagino que o que torna uma experiência memorável é o fato dela se conectar com a pessoa de uma maneira profunda - onde aquele momento passa a constituir também parte importante da sua história (sabe como é, se fosse um filme era o que ia aparecer direto na sinopse). Imagino também que mesmo cada experiência podendo ser memorável, algumas serão mais que outras ao longo da vida. As mais memoráveis são justamente as que irão constituir quem somos (ou quem queremos ser).
Tentarei descrever alguns itens que vão ajudar a explicar o que poderia ser uma experiência memorável:

1. Essa experiência permite que eu esteja imerso no momento
Estar imerso não necessariamente tem a ver com o tempo da experiência, mas é quando aquele momento sobrepõe todos os outros. Quando suas atenções estão exclusivas para aquela experiência (seja por interesse ou pelo jeito que o ambiente foi configurado). É o completo oposto do multitasking.
Para favorecer essa imersão podemos usar diversas estratégias - desligar o celular, estar em um ambiente onde todos estão interessados no mesmo que você, criar um ambiente isolado ou dedicar momentos específicos para algo (como a própria imersão amplifica).

2. Essa experiência me conecta com outras pessoas
Essa conexão também não precisa ser física não, é o sentimento de se identificar com os outros, mesmo com suas diferenças. Pode ser por meio de interesses em comum ou um desafio em comum. É quando entendemos que não estamos sozinhos nisso - que outras pessoas podem nos ajudar, que podemos construir muito mais juntos ou que outras pessoas superaram esse desafio. Para favorecer a conexão, é preciso ir além da superfície. É preciso conhecer o outro de maneira profunda, com sua humanidade, falhas e talentos. Podemos usar estratégias como o compartilhamento de histórias individuais significativas (esse pessoal do amplifica realmente tá por dentro né).

3. Essa experiência me move
Por último, esse momento vivido tem que se relacionar com seu propósito de vida, não só no aspecto racional mas também no aspecto afetivo. Tem que te levar a crer que você pode e deve agir - seja de uma maneira simples "olha, eu posso escrever um post de blog em 25 minutos", ou "eu posso transformar a educação". Seu mundo vira de cabeça para baixo (ou pelo menos uns 90 graus) e de uma maneira muito boa. São novas perspectivas que nascem e você se transformou naquele momento.

Quando uma experiência oferece esses três pontos, ela será significativa para mim e me deixará pronta de braços abertos para novas experiências memoráveis.

Comentários